
- Ácido salicílico: Talvez o mais conhecido de todos, o ácido salicílico está presente em diversos cosméticos para o tratamento da acne e excesso de oleosidade, por sua ação esfoliante e antisséptica. Mas além disso, ele também é indicado para problemas como dermatite seborreica e psoríase.
- Ácido hialurônico: O ácido hialurônico já está presente naturalmente em nosso organismo, e age preenchendo o espaço entre as células, o que mantém a pele lisa, elástica e hidratada. Com o avanço da idade sua concentração diminui, o que contribui para o aparecimento das rugas e linhas de expressão.
- Ácido kójico: Indicado para clarear manchas, o ácido kójico atua inibindo a ação e produção da melanina. Por esse motivo, sua aplicação é indicada apenas na região a ser tratada.
- Ácido glicólico: O ácido glicólico tem função esfoliante, estimula a produção de colágeno e minimiza estrias e cicatrizes de acne. Além disso, ele ajuda a fechar os poros e facilita a penetração de outras substâncias na pele. Por ser um ácido mais agressivo, é indicado para peles mais resistentes.
- Ácido retinoico: Por fim, o ácido retinoico trata problemas causados pelo fotoenvelhecimento, como manchas, hiperpigmentação, rugas, linhas de expressão e ressecamento.
Espero que tenham gostado do post de hoje! Vale lembrar que nada substitui uma consulta com dermatologista, para saber exatamente o que sua pele precisa e qual o tratamento mais adequado. E vocês, costumam usar cosméticos que contenham algum desses ácidos? Ou preferem a aplicação de peeling?