Shampoo anti-resíduos: Porque e quando usar

Olá gente, como vocês estão? Às vezes notamos que nossos cabelos estão pesados e sem vida, e as máscaras de tratamento que usamos parecem não fazer efeito. Isso pode ser resultado do acúmulo de resíduos nos fios, que é algo que acabamos não dando muita atenção mas é bem importante. Para resolver o problema temos o shampoo anti-resíduos, mas você sabe como é a ação dele no nosso cabelo? Esse é o tema do post de hoje, confira!


O shampoo anti-resíduos é mais alcalino que os shampoos comuns, e age abrindo as cutículas do cabelo para retirar qualquer resíduo de poluição, cosméticos e até mesmo a oleosidade. Por proporcionar essa limpeza mais pesada, é indicado usar apenas antes de máscaras de tratamento, para não ressecar os fios. O uso excessivo pode ocasionar, além do ressecamento, a sensibilidade e a descamação do couro cabeludo (caspa).

Mas por que usar?

Por forçar a abertura das cutículas da fibra capilar, o tratamento feito em seguida é recebido com mais facilidade, penetrando melhor nos fios. Mas além disso, nossos cabelos estão sempre expostos às agressões externas, como poluição, vento, sol, e tudo isso fica acumulado nos fios, assim como resíduos de cosméticos que usamos no dia a dia. Por isso o shampoo anti-resíduos se torna necessário.

E o shampoo detox?

Apesar de muitos não saberem, há sim diferença entre o shampoo anti-resíduos e o detox. A principal delas está no pH. Enquanto o shampoo detox possui o pH mais ácido, que é compatível com o pH do nosso cabelo, o shampoo anti-resíduos é mais básico (alcalino). O que isso interfere na prática é que o shampoo detox é mais leve e menos agressivo, agindo principalmente na remoção da oleosidade dos fios, deixando aquela sensação de frescor. Na composição, o shampoo detox apresenta ativos mais naturais, como chás, extratos, plantas, enquanto o shampoo anti-resíduos pode conter proteínas hidrolisadas e silicone.

Frequência de uso

Vai de acordo com o seu tipo de cabelo. Em cabelos oleosos pode ser usado semanalmente, já nos mistos e secos varia de 15 em 15 dias a uma vez no mês.

Espero que tenham gostado do post de hoje! Me contem nos comentários se vocês costumam usar shampoo anti-resíduos e se sabiam da ação dele nos fios. Beijos e uma ótima semana <3
Imagem: Pexels