
Por que fazer acidificação capilar?
O pH do nosso cabelo varia de 4,5 a 5,5, considerado ácido. Quando fazemos procedimentos químicos, como alisamento e descoloração, o pH tende a aumentar, ficando mais básico (alcalino). Isso deixa as cutículas dos fios abertas demais, fazendo com que toda a hidratação e nutrientes se percam. Como o nome já diz, a acidificação capilar serve justamente para abaixar novamente o pH do cabelo, selando as cutículas.
Como saber se o meu cabelo precisa?
Geralmente os que mais precisam de acidificação são cabelos que passam frequentemente por procedimentos químicos, mas também há cabelos naturalmente porosos e com cutículas abertas. A melhor forma de saber se é o que seu cabelo precisa, é prestando atenção se ele absorve os tratamentos que você faz. Se você faz uma hidratação, finalização ou outros tratamentos do tipo e é a mesma coisa que não fazer nada, provavelmente a acidificação é necessária. Caso não tenha certeza, vale fazer um teste de mecha no dia anterior e ver o resultado.
E como fazer?
Há produtos específicos para essa função, mas também é possível obter resultados muito bons com receitinhas caseiras, e eu separei uma delas para vocês. Ela é feita com vinagre de maçã, uma máscara capilar de sua preferência e opcionalmente algum óleo vegetal. Para fazê-la é só misturar quantidades equivalentes de máscara e vinagre de maçã, acrescentando algumas gotinhas de óleo vegetal (opcional). Você pode aplicar a misturinha nos cabelos de duas formas:
- Lavar os cabelos normalmente com shampoo, aplicar a mistura e depois de enxaguar fazer uma hidratação como de costume;
- Aplicar a mistura depois da hidratação.
A dica é testar e ver qual funciona melhor no seu cabelo. Não existe uma frequência exata para fazer a acidificação, é importante ficar atenta aos sinais que seu cabelo dá quando está precisando.
Espero que tenham gostado do post de hoje! Vocês já fizeram ou costumam fazer acidificação capilar? Beijos e uma ótima semana <3
Imagem: Pixabay
Já quero fazer, adorei a receitinha. Assim que fizer volto pra dizer o que achei.
ResponderExcluirNossa que interessante. Não conhecia nada sobre falsificação capilar.
ResponderExcluirGostei muito das dicas...acho que vou testar a receitinha.
Bjus!
Olá Stefani, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca tinha escutado falar desse procedimento, achei interessante. Mas eu nunca fiz química no meu cabelo, sou muito preguiçosa para cuidar do cabelo, mas vou repassar a amigas que fazem. Abraços
acho que isso é o que está faltando no meu cabelo.
ResponderExcluirprocurei muitas receitinhas e nenhuma deu certo, quem sabe agora vai! Meu cabelo tá tão poroso nas pontas que nem preciso daquelas rosquinhas pra fazer um coque mais gordinho.
obrigada pela receita!
www.taisamaral.com.br