
Cabelos
Estimula o crescimento e reduz a queda: Com certeza o benefício mais conhecido do óleo de rícino, já que seu principal uso é nas umectações capilares. Por conter ômega 6 e ômega 9, ele é capaz de estimular os folículos pilosos, responsáveis pelo nascimento de novos fios. O óleo de rícino também age fortalecendo a fibra capilar, reduzindo assim a queda.
Combate caspa e oleosidade: Um dos usos mais comuns desse óleo é para tratar a caspa, por ter propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo.
- Como usar: Você pode fazer uma umectação tradicional, aplicando o óleo nos cabelos secos e sujos, massageando bem o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea. Deixe agir por no mínimo duas horas e lave o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador. Caso você queira apenas aproveitar as propriedades nutritivas do óleo, misture algumas gotas dele na sua máscara capilar antes de usar.
Pele
Combate acne e oleosidade: Por ser pouco comedogênico, o óleo de rícino pode ser usado na pele oleosa e acneica. Ele possui ação adstringente, limpando os poros e reduzindo a proliferação de bactérias.
Tem ação cicatrizante: A vitamina E presente no óleo o torna um poderoso cicatrizante, principalmente para estrias recentes e queimaduras solares.
- Como usar: Não é indicado aplicá-lo puro na pele, mas sim misturado com um hidratante facial. Não esqueça de higienizar a pele antes, para que o óleo seja bem absorvido.
Unhas
Hidrata as cutículas: O óleo de rícino forma uma película protetora que retém a hidratação das cutículas, o que ajuda no fortalecimento e crescimento das unhas.
- Como usar: Aplique o óleo puro nas unhas e deixe agir por cerca de uma hora, de preferência antes de pintá-las.
Espero que tenham gostado do post de hoje! Vocês costumam usar o óleo de rícino? Já conheciam esses benefícios e formas de usar? Beijos e uma ótima semana <3
Imagem: Pexels