Como fazer a umectação perfeita em 6 passos

A umectação capilar é um dos tratamentos mais eficientes para nutrir os fios. É muito indicada para cabelos com frizz, sem brilho e desalinhados, ela deve ser feita no cabelo seco antes de lavar e sempre usando um óleo 100% vegetal. É um tratamento ideal para quem tem dificuldade no crescimento dos fios, assim como para quem sofre com a queda. No post de hoje fiz um guia fácil dividido em seis passos sobre como fazer a umectação perfeita no seu cabelo. Vem conferir!

 


Na hora da aplicação:

1) Desembaraçar o cabelo antes: sempre penteie bem os fios antes de começar, para facilitar a aplicação e a penetração do óleo no cabelo. Não esqueça de começar a desembaraçar pelas pontas, para evitar a quebra.

2) Aplicar o óleo por toda a raiz, comprimento e pontas: os óleos 100% vegetais podem e devem ser aplicados em todo o cabelo. Para quem tem receio de que a raiz fique oleosa, existem vários óleos vegetais que são indicados para regular a oleosidade do couro cabeludo.

3) Massagear o couro cabeludo: essa parte é essencial, ainda mais para quem faz umectação tendo como objetivo o crescimento capilar. A massagem no couro cabeludo ajuda a ativar a circulação sanguínea, estimulando os folículos pilosos, que são responsáveis pela produção e crescimento dos fios.

Leia também: Óleos vegetais para os cabelos e suas funções


Intervalo e remoção:

4) Deixar o óleo agir por no mínimo 2 horas: para que o tratamento seja eficiente, você deve fazer uma pausa mínima de 2 horas, estendo até 8h. Você pode deixar o óleo agir enquanto você dorme, por exemplo.

5) Aplicar um creme liberado com ação condicionante: para facilitar a remoção do óleo, antes de lavar você pode aplicar por cima um creme liberado e com ação condicionante (como os da Skala e Origem). Deixe agindo por uns 30 minutinhos para que o creme absorva todo o óleo, e depois é só lavar normalmente. O creme precisa necessariamente ser liberado para poder ser aplicado na raiz.

6) Lavar bem o cabelo: por fim, não esqueça de lavar bem os fios para remover todo o resquício de óleo. É bom evitar o uso de fontes de calor após a lavagem, pois os fios podem queimar se o óleo não tiver sido completamente removido.

 

Posso fazer etapa do cronograma capilar junto com a umectação?

A umectação entra na etapa de nutrição, já fazendo parte do cronograma. Nada impede de fazer outro tratamento junto, mas isso pode acabar pesando ou saturando o cabelo, causando efeito rebote.


Agora você já sabe como fazer a umectação perfeita para nutrir o seu cabelo! Você já conhecia todas essas dicas?

Imagem: Pixabay

Nenhum comentário