O que não fazer no seu cronograma capilar

O cronograma capilar tem sido a melhor forma de criar o hábito de ter uma rotina de cuidados com o cabelo, trazendo uma série de benefícios para os nossos fios. Mas é importante tomar certos cuidados para não cometer alguns erros durante as etapas, e foi pensando nisso que separei seis coisas que você não deve fazer no seu cronograma capilar. Será que você está cometendo algum desses erros? Vem conferir!



Esquecer do pré-poo: proteger o comprimento e as pontas do cabelo da limpeza do shampoo é essencial para manter os fios saudáveis, ainda mais se você costuma usar shampoos com sulfato. Você pode fazer o pré-poo com um creme multifuncional, acrescentando algum óleo vegetal ou glicerina para potencializar. Basta aplicar a mistura no cabelo uns 20 minutinhos antes de lavar.


Fazer reconstrução toda semana: a reconstrução é uma etapa que temos que tomar cuidado, pois o excesso de queratina nos fios pode causar tantos danos quanto a sua falta. A frequência ideal para essa etapa é a cada duas semanas para cabelos muito danificados ou uma vez ao mês para cabelos saudáveis.

 

Não respeitar a pausa de 48h entre cada etapa: o ideal é fazer essa pausa entre as etapas do cronograma, mas caso você precise lavar o cabelo entre elas, opte pelo co-wash. A técnica consiste em lavar o cabelo usando apenas uma máscara liberada para no poo, que faz uma limpeza mais leve e preserva o tratamento feito anteriormente.


Aplicar máscaras que não são liberadas na raiz: além do shampoo, apenas os óleos 100% vegetais, tônicos e máscaras liberadas para no poo podem ser aplicadas na raiz. As máscaras comuns podem causar o acúmulo de resíduos no couro cabeludo, obstruindo os folículos capilares.


Não remover do cabelo todo o óleo da umectação: remover o óleo vegetal do cabelo corretamente é muito importante para evitar que os fios queimem com a ação de fontes de calor. Para facilitar a limpeza, antes da lavagem aplique uma máscara liberada por cima do óleo, deixando agir por cerca de 20-30 minutos.


Esquecer de aplicar protetor térmico antes de usar fontes de calor: o uso de fontes de calor é muito prejudicial para a saúde do cabelo, por isso é essencial aplicar um protetor térmico antes de usá-las para minimizar os danos.


Agora que você já sabe o que não fazer no seu cronograma capilar, fica muito mais fácil obter bons resultado na sua rotina! Você costuma cometer algum desses erros?

Imagem: Pexels

Nenhum comentário