O que você precisa saber sobre co-wash

Co-wash é a técnica de lavagem utilizada pelas adeptas ao no poo, que substitui o shampoo por uma máscara liberada ou um condicionador limpante. É a forma menos agressiva de higienizar os fios, que pode ser feita periodicamente por qualquer pessoa, mesmo quem não segue o no poo. Vale lembrar que o co-wash não substitui nenhuma etapa do cronograma: após a lavagem, você pode fazer o tratamento de sua preferência ou apenas condicionar, caso sinta necessidade. Hoje separei alguns tópicos importantes para quem não conhece muito sobre o assunto, mas tem interesse em aderir esse tipo de lavagem. Vem conferir!



  • Ao contrário do que muitos pensam, o shampoo não é um item indispensável em nossa rotina. Nos produtos liberados para co-wash, são utilizados agentes limpantes mais suaves, que higienizam o couro cabeludo sem agredir e ressecar os fios.

 

  • Um porém dessa técnica é que o tipo de agente limpante utilizado não é capaz de remover petrolatos e silicones insolúveis do cabelo. Então se você optar por eliminar o shampoo da sua rotina, terá que eliminar também esses componentes. Mas não é algo necessário para quem quer apenas fazer co-wash para intercalar as lavagens com shampoo, dessa forma os resíduos não ficarão acumulados nos seus fios.

 

  • Quem tem cabelo oleoso pode optar sem medo pelo co-wash: é mito achar que a oleosidade será controlada com a limpeza excessiva usando sulfatos, isso apenas causará efeito rebote. Quando você faz uma limpeza agressiva, removendo a oleosidade natural do couro cabeludo, ele entende que precisa produzir ainda mais sebo para suprir essa falta, piorando a situação.

 

  • Apesar de ser uma técnica utilizada mais pelas onduladas, cacheadas e crespas, as lisas também podem optar pelo co-wash. O que acontece é que os cabelos com curvatura têm tendência a ressecar com mais facilidade, já que a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldade em chegar às pontas. Assim, quem tem cabelo com curvatura procura mais formas de evitar o ressecamento, recorrendo ao low/no poo para preservar a hidratação dos fios.


Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre co-wash, pode incluir na sua rotina sem medo! Você já é adepta a esse tipo de lavagem ou fica apenas com o shampoo?

Imagem: Pexels
Comentários
2 Comentários

2 comentários

  1. Ótimo saber disso tudo! De vez em quando eu uso o co-wash!
    Passando aqui para te desejar boas festas! Abraços.

    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Um ótimo fim de ano para você também <3

      Excluir