Os 4 vilões do cabelo saudável

Muitas vezes estamos cometendo erros na hora de cuidar do nosso cabelo sem nem ao menos perceber, que acabam prejudicando a saúde dos nossos fios. Pensando nisso, para o post de hoje separei quatro "vilões" do cabelo saudável, ou seja, quatro hábitos que você precisa eliminar da sua rotina para evitar que os seus fios fiquem danificados. Vem conferir!



1) Água quente: o ideal é lavar o cabelo na água morna, dando apenas o último enxágue na água fria. A água quente resseca os fios, estimula o aparecimento do frizz e aumenta a oleosidade no couro cabeludo. Já a água fria dificulta a limpeza do cabelo durante a lavagem, por isso o truque é usá-la apenas no último enxágue: assim ela ajuda a selar as cutículas e dar brilho aos fios.


2) Falta de lavagem: cada cabelo tem a frequência em que deve ser lavado, que pode ser percebida quando a oleosidade na raiz começa a se tornar excessiva. Ficar muitos dias sem lavar o cabelo pode causar problemas no couro cabeludo, como o aparecimento de fungos e bactérias. O crescimento dos fios também se torna mais lento quando a limpeza não é feita regularmente!


3) Shampoo no comprimento: o shampoo deve ser aplicado apenas na raiz, a espuma que escorre para o comprimento já é suficiente para limpar o restante do cabelo. Aplicar o shampoo no comprimento e nas pontas é um dos erros capilares mais comuns, que acaba causando o ressecamento. Uma dica interessante é aplicar um pré-poo no cabelo seco (evitando a raiz) antes da lavagem, que vai ajudar a proteger os fios da ação do shampoo. Ele pode ser feito com um creme multifuncional e potencializado com óleos vegetais, por exemplo.

 

4) Fontes de calor sem proteção térmica: não é novidade que o calor excessivo é extremamente prejudicial aos fios, por isso é muito importante não exagerar no uso de fontes de calor e sempre aplicar um protetor térmico antes. Muitos óleos reparadores e produtos como leave-in já possuem essa proteção, que evita que você tenha que incluir mais um item na sua rotina.


Agora que você já conhece esses quatro vilões do cabelo saudável, já pode deixá-los bem longe do seu dia a dia! Você acrescentaria mais alguma coisa na lista?

Imagem: Pixabay

Nenhum comentário