Os maiores mitos capilares

Existem muitos mitos no mundo da beleza que acabamos acreditando sem antes pesquisar se eles têm fundamento, e quando se trata de cabelo não é diferente. Pensando nisso, para o post de hoje separei cinco mitos capilares que diversas pessoas ainda acreditam, vem conferir!



1) Cortar o cabelo faz crescer mais rápido: cortar o cabelo é essencial para mantê-lo saudável, encorpado e livre de pontas duplas. Mas não é cortando que ele crescerá mais rápido, inclusive a frequência de corte ideal depende muito do seu cabelo e dos cuidados que você tem com ele. Fuja da ideia de que você deve obrigatoriamente cortar as pontas a cada 3 meses!

 

2) Lavar o cabelo todo dia faz mal: o que faz mal não é de fato lavar o cabelo todo dia, mas sim a forma como você o lava. Tente intercalar as lavagens normais com co-wash, que faz uma limpeza mais suave e não resseca os fios. Se você não curte a técnica e prefere usar shampoo sempre, não esqueça de aplicar um pré-poo antes!

 

3) Quem tem cabelo oleoso não pode fazer umectação: a umectação na verdade é uma grande aliada no controle da oleosidade, muitos óleos vegetais possuem ação antisséptica e antibacteriana, tratando até problemas como a caspa e descamação no couro cabeludo.

 

4) O cabelo se acostuma com o produto: muita gente acredita que usar o mesmo produto por um certo tempo faz ele perder o efeito, pois o cabelo se acostuma. O que acontece é que as necessidades dos nossos fios mudam, e passam a precisar de ativos diferentes do que os encontrados em determinado produto. Por isso é importante intercalar, principalmente, as máscaras capilares, seguindo um cronograma que atenda as necessidades do seu cabelo.

 

5) Ingrediente caseiro é capaz de reconstruir o fio: os ingredientes caseiros usados na etapa de reconstrução (vinagre, ovo, gelatina) não são capazes de penetrar nos fios e reconstruí-los, por possuírem moléculas muito grandes. Isso não significa que você não possa usá-los se gosta do efeito deles no seu cabelo, mas para que a reconstrução seja eficiente, acrescente também a queratina (que poder ser líquida, em pasta, gel).


Você já acreditou em algum desses mitos?

Imagem: Pexels

Nenhum comentário