Por que iniciar um cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma das melhores formas de recuperar e manter os seus fios sempre saudáveis. Mas por que? Fazendo da forma correta, ele irá devolver todos os nutrientes de que o seu cabelo precisa, e para isso, são intercaladas três etapas durante o período: hidratação, nutrição e reconstrução. Não sabe o que significa cada uma delas? Vem conferir!



Hidratação: a etapa de hidratação é a responsável por devolver aos fios a água perdida. É indicada para cabelos sem brilho, ásperos e ressecados, e pode ser feita duas vezes na semana. Nela você vai usar produtos que contenham extratos de plantas/frutas, glicerina, d-pantenol, amido de milho, mel e vitaminas.


Nutrição: essa é a etapa responsável pela reposição lipídica dos fios. É indicada para cabelos com muito frizz, volume anormal e desalinhados, e pode ser feita uma vez na semana. É na etapa de nutrição que se encaixa a umectação, mas é importante se atentar a frequência: o excesso de óleos no cabelo pode saturá-lo, deixando-o pesado e com aspecto de sujo. Nessa etapa você vai procurar por produtos que contenham óleos e manteigas vegetais, ceramidas e tutano animal/vegetal.


Reconstrução: por fim, uma etapa muito importante que você não pode deixar de lado: a reconstrução. Ela é responsável por repor a massa dos fios, e é indicada principalmente para cabelos danificados por químicas, elásticos, quebradiços e porosos. É uma etapa que você deve ter bastante cuidado, pois pode facilmente causar efeito rebote, deixando os fios rígidos e ressecados. Ela pode ser feita a cada 15 dias em cabelos danificados e uma vez ao mês em cabelos saudáveis, você vai procurar por produtos que contenham queratina, colágeno, proteínas e aminoácidos.


O cronograma capilar precisa de pausa?

Não! Mas recomendo que todo mês seja montado um cronograma diferente de acordo com as necessidades dos seus fios no momento. Não sabe como montar o seu cronograma e está precisando de uma ajudinha? Fica ligada aqui no blog que essa semana tem novidade!


Agora não esqueça de me acompanhar lá no Instagram, em que estou fazendo a semana do cuidado capilar, tirando diversas dúvidas sobre o assunto. Você já montou o seu cronograma capilar desse mês? Beijos e até o próximo post!

Imagem: Pexels

Comentários
2 Comentários

2 comentários

  1. Sempre pensei que precisava de pausa... bom saber que não é bem assim! :)

    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir