2 Tratamentos que vão salvar o seu cabelo

O cronograma capilar é composto por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Mas para manter a saúde de um cabelo sempre em dia, existem outros tratamentos de extrema importância em alguns casos. Dois deles que você precisa conhecer e saber identificar quando os seus fios estão precisando, são o detox e a acidificação capilar. Não sabe do que se tratam? Continue lendo que eu te explico!

 


Detox capilar

Um tratamento essencial mas que muitas pessoas acabam esquecendo ou não sabem como fazer. Quando os folículos capilares estão obstruídos, nosso cabelo dá diversos sinais: oleosidade excessiva, coceira, aspecto de sujo logo após a lavagem, crescimento lento e até mesmo queda capilar. 

O detox serve justamente para desobstruir os folículos, algo que todo tipo de cabelo precisa regularmente. Esse tratamento pode ser feito uma vez no mês ou a cada duas semanas, se a sua raiz for muito oleosa. Mas como fazer?

Uma forma de fazer o detox é com shampoos apropriados, algo que eu, particularmente, não acho interessante pela carga de sulfatos que esse tipo de produto costuma ter. Uma alternativa caseira é usar argila verde, que acaba sendo mais natural e (pelo menos para mim) mais eficiente. Você vai precisar de:

 

2 colheres (sopa) de co-wash ou shampoo (recomendo que seja low poo);
1 colher (sopa) de argila verde;
3 gotas de óleo essencial de melaleuca (opcional).

Basta usar essa mistura na lavagem do couro cabeludo, enxaguar bem e em seguida fazer uma boa hidratação. Não esqueça de aplicar um pré-poo no comprimento e pontas antes, para evitar que essa parte do cabelo resseque.


Acidificação capilar

Outro tratamento importante e especialmente benéfico para quem sofre com a porosidade alta. A acidificação serve para regular o pH do cabelo, que tende a se tornar alcalino após sofrer agressões externas, principalmente por procedimentos químicos e uso excessivo de fontes de calor. O seu cabelo precisa ser acidificado quando você nota que ele não retém os tratamentos que você faz: por mais que você cuide dele certinho e faça tratamentos com frequência, você sente que ele não apresenta melhora. 

É nesse momento que a acidificação se torna necessária, mas cuidado com a frequência para não causar efeito rebote. É um tratamento que eu recomendo que seja feito apenas quando os fios realmente estiverem precisando, respeitando a pausa de no mínimo um mês.

Você pode usar tanto produtos específicos (os chamados acidificantes), quanto a misturinha caseira que vou ensinar. Lembre-se que o vinagre precisa necessariamente ser de maçã, ok?


3 colheres (sopa) de condicionador;
1 colher (sopa) de vinagre de maçã.
 

Aplique a mistura nos fios após a lavagem com shampoo, deixe agir por cerca de 5 minutos e enxágue bem. Depois disso você pode fazer o tratamento de sua preferência, ou apenas condicionar novamente o cabelo.


Agora que você já conhece mais dois tratamentos para incluir na sua rotina de cuidados capilares, me conta: seu cabelo está precisando de algum deles no momento? Beijos e até o próximo post!

Imagem: Pexels

Nenhum comentário