#Descomplicando: o que é low poo?

Primeiro post de maio, e esse mês resolvi iniciar uma série de posts semanais, desvendando técnicas e termos capilares que ainda podem parecer complicados para muita gente. Para começar, nada melhor do que a técnica que sou adepta há mais ou menos oito meses e que mudou o meu cabelo: o low poo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!



O termo low poo pode ser traduzido para "pouco shampoo" ou "pouca espuma", e nada mais é do que uma técnica de cuidados capilares que elimina o uso de sulfatos. Mas por quê? Os sulfatos são agentes surfactantes mais agressivos, que tendem a remover não somente as impurezas e resíduos do couro cabeludo, mas também a oleosidade natural que ele produz. Isso pode acarretar diversos problemas, como irritações, oleosidade excessiva, ressecamento, entre outros.

Ao eliminar os sulfatos da rotina, outros componentes também entram na jogada. É o caso dos petrolatos, substâncias derivadas de petróleo usadas na indústria cosmética pelo seu baixo custo. Eles não fazem mal para o cabelo, porém, só são removidos com o uso de sulfatos. A partir do momento que abolimos os sulfatos, os petrolatos também precisam ser extintos, para não causar acúmulo nos fios.


Mas eu preciso iniciar o low poo para ter um cabelo saudável?

Essa é uma pergunta que recebo muito lá no Instagram. Ser adepta ou não ao low poo é uma questão bem pessoal, até porque nem todo mundo sente efeitos negativos com o uso de sulfatos. O low poo foi algo que mudou o meu cabelo e acredito que muita gente também pode se beneficiar, mas jamais vou dizer que se trata de algo obrigatório para ter um cabelo saudável.


Quero iniciar o low poo. E agora?

Primeiro de tudo você vai ter que fazer uma limpa nos seus produtos capilares, ver quais deles são proibidos para a técnica. Recomendo muito o site Cabeleira em Pé, lá sempre estão postando listas de produtos liberados e é bem fácil localizar os seus por lá.

Depois você vai fazer uma última lavagem com um shampoo com sulfato, mas livre de petrolatos. Aí sim você pode começar a sua rotina low poo. Caso você tenha muitos produtos proibidos e não queira se desfazer, você pode começar intercalando. Mas lembre-se de usar sulfato na lavagem seguinte após usar produtos proibidos, isso vai evitar acúmulos e até mesmo que o seu cabelo fique pesado no processo.


Como saber se o produto é liberado?  

Fase de adaptação low poo


Espero que esse post tenha ajudado a descomplicar um pouco o low poo para vocês, qualquer dúvida pode comentar aqui que farei o possível para ajudar. Beijos e até o próximo post!

Imagem: Pexels

Nenhum comentário