Produtos capilares em barra: valem a pena?

O uso de cosméticos capilares em barra está se tornando cada vez mais popular, inclusive a Lola Cosmetics lançou uma linha completa com shampoos, condicionadores e máscaras nesse formato. Mas você já se perguntou qual a diferença e se realmente vale a pena fazer essa troca? Hoje vim falar um pouco sobre o assunto, levantando as principais questões que envolvem o uso desse tipo de produto. Continue lendo!



Concentração de ativos

O ingrediente mais abundante nos produtos líquidos é a água, ao contrário dos sólidos. Assim, as barras são mais concentradas, pois a diluição ocorre apenas quando entram em contato com a água na hora do uso. Isso explica também a diferença de preço entre um shampoo líquido e um sólido, por exemplo. Afinal, quanto maior a concentração de ativos em um produto, maior o seu valor.

Essa questão da água nos leva a outro ponto interessante: por que cosméticos em barra tendem a ser mais naturais? A proliferação de microrganismos é bem maior em um recipiente aquoso fechado, tornando necessária a inclusão de outras substâncias para preservar a sua fórmula. É aí que entram os conservantes, por exemplo, componentes que podem ser alergênicos e prejudiciais ao meio ambiente.


Meio ambiente

É fato que o maior estímulo para a produção de cosméticos sólidos é o impacto ambiental, causado pelo plástico das embalagens comuns. Além disso, as barras economizam água, recurso finito e essencial para a nossa sobrevivência. Produtos sólidos geralmente são comercializados em embalagens biodegradáveis, que ajudam a preservar o meio ambiente.

Por serem mais concentradas, as barras também tendem a ter um rendimento muito superior quando armazenadas da forma correta.


Forma de uso e armazenamento

Usar uma máscara capilar sólida pode ser um pouco estranho para muitas pessoas, não é? Mas basta molhar a barra e esfregar com as mãos, para liberar o produto e aplicar nos fios. Ou então aplicar diretamente no cabelo, de maneira suave. O mesmo serve para shampoos e condicionadores!

Não podemos esquecer que armazenar esse tipo de produto requer um pouco mais de atenção. O ideal é que ele fique em um ambiente arejado, com pouca umidade. Invista em saboneteiras com aberturas (furinhos) para que a água escorra com facilidade, mantendo a barra sempre sequinha.

Por fim, claro que teremos sugestões de produtos! Vem conhecer algumas marcas:


Lola Cosmetics - Use B.O.B. - Tree Studio

 

E aí, se interessou pelos cosméticos capilares em barra? Até o próximo post!

Imagem: Pixabay

Nenhum comentário