O que não te contam sobre shampoo e condicionador

Shampoo e condicionador são os itens mais básicos e presentes na rotina de quase todo mundo. Por serem produtos que estamos acostumadas a usar desde criança, acabamos não dando muita atenção a alguns detalhes e curiosidades sobre eles, que são o tema do post de hoje. Então vem conferir quatro coisas que ninguém te conta sobre shampoo e condicionador!

 


O shampoo não é a única forma de higienizar o couro cabeludo

O shampoo é o higienizador mais conhecido e utilizado, mas não significa que ele seja o único. Na técnica no poo, a lavagem do couro cabeludo é feita com condicionadores ou máscaras liberadas (co-wash), que são livres de sulfatos, petrolatos e qualquer tipo de silicone.

A cor e a textura do shampoo não são garantia de nada

Geralmente relacionamos a cor e textura do shampoo ao seu nível de detergência, mas nem sempre isso é válido. A cor é adicionada artificialmente como estratégia sensorial, então um shampoo transparente pode ser mais suave que um perolado, e vice-versa. Ficar atenta a composição do shampoo, ao pH e ao tipo de surfactante utilizado, é uma forma mais garantida de descobrir se o shampoo é mais ou menos limpante.

O condicionador nem sempre é necessário

É comum "selar" o tratamento feito pela máscara com um condicionador, mas algumas vezes essa etapa não precisa ser realizada. Isso porque muitas máscaras já possuem ação condicionante, com um pH baixo que dispensa o seu uso. Se após o enxágue da máscara você já sentiu o cabelo desmaiado, brilhoso e selado, o uso do condicionador é opcional.

O condicionador também pode ser aplicado antes da máscara

Muitas pessoas que sofrem com porosidade alta se beneficiam com o uso do condicionador antes da máscara, o que é super válido. Como as cutículas dos fios estão muito abertas, o cabelo tem dificuldade em segurar o tratamento feito pela máscara, então o condicionador pode auxiliar como uma preparação. Quando se trata de cabelo, o correto é o que dá certo para você!

 

Agora me conta: você já sabia disso ou descobriu agora?

Imagem: Pexels

Nenhum comentário